NEWTOPIA: Tendências 2022

Por: Ignez Ferraz

 

Em 2021 a Euromobile de Milão, principal referência mundial de mobiliário, ficou conhecida como SUPERSALONE, já que não pode realizar sua edição em 2020.

NEWTOPIA é o adjetivo para sintetizar as principais tendências de 2022: o equilíbrio das aspirações opostas, que combine nossa necessidade de proteção e lembranças com o desejo de aventura, diversão e ousadas tecnologias.

O resultado é a exploração de novas realidades sejam elas cromáticas, têxteis ou de conforto ambiental: uma nova utopia de contrastes de caráter híbrido.

FOTO: Contraste rústico x sofisticado, sofás flexíveis.

5 TENDÊNCIAS PRINCIPAIS:

1. MODA e DESIGN: vestir a casa (como apresentados por Armani Casa, Gucci, Versace e Zara Home): texturas, cores e materiais andam de mãos dadas numa mistura tátil com o conforto e leveza do mobiliário para “sentir” o lar.

FOTO: papel de parede 3D em desenho tricotado.

Os têxteis apresentam atmosfera lúdica; tecidos e tapetes, inclusive como obra de arte; associação com o artesanato; cores vivas, monocromáticas, jogos de geometria ou desenhos bidimensionais, com diferentes formatos.

FOTO: tapete artístico para piso ou parede by Patricia Urquiola.

2. SUSTENTABILIDADE: Varandas e quintais permanecem muito valorizados, uma ode à natureza, os espaços externos sendo uma extensão da casa.

FOTO: Trazer a natureza para dentro de casa – memória afetiva da vida fora ao ar livre.

O mobiliário está saindo do interior para o exterior, expandindo a área habitável, enquanto os móveis externos penetram nos interiores numa troca híbrida.

FOTO: espreguiçadeiras do exterior para o interior.

Design sustentável, produtos de baixo impacto para o meio-ambiente, explorando matérias-primas naturais e orgânicas.

FOTO: Ergonomia e conforto no home-office, porém com materiais naturais e atemporais. Contraste harmônico de fibras curvas com a tecnologia computacional.

3. BEM-ESTAR (físico e mental): Características: peças e ambientes mais orgânicos, rústicos e sutis; linhas fluidas, tons neutros, pastel e terrosos como protagonistas; cores silenciosas que trazem calma e se inspiram na natureza; texturas em alta pois trazem movimento e ar COMFY.

FOTO: O conforto passa a ser mais importante do que a estética, não apenas nos assentos; móveis para serem tocados com mescla de materiais.

4. DESIGN MULTIFUNCIONAL: Espaços mais flexíveis, multifuncionais, com layout fluido e mutável. Atemporalidade e longevidade dos produtos passam a ser fundamentais, sem abrir mão da estética e do conforto.

No entanto, há uma busca por um refúgio tech-free para relaxamento. Com esse desejo, o open-concept total é, algumas vezes, substituído por portas pocket e paredes retráteis.

FOTO: O mobiliário apresenta design modular, mais dinâmico e transformável. Portas retráteis para fechamentos opcionais.

5. REEDIÇÕES: símbolos do passado se fundindo com a vanguarda; experiências afetivas e nostálgicas com um novo olhar para o futuro; produtos que evidenciem as raízes da marca, possuam storytelling, trazendo o passado de forma criativa e poética.

FOTO: Bar carts em alta.

Reconexão em busca de um futuro com peças vintage revisitadas e modelos atemporais.

FOTO: Reinvenções no lugar de novidades, relacionados à experiências e personalidade. Décadas de 70 e 80 revisitadas, assim como o estilo Memphis.

6. TREND COLORS: Impacto visual, potencial lúdico.

A Suvinil escolheu o tom “Eclipse” (parecido com verde musgo) enquanto a PPG selecionou o “Olive Sprig”, um verde acinzentado e relaxante. A Coral elegeu o “Melancia Suave” (um azul pastel bem clarinho) como a cor de 2022, enquanto a PANTONE, principal referência de tendências, aposta no “Very Peri” (roxo azulado), embora também credite um leque de cores suaves denominadas Clarify.

O resultado cromático é a união entre a cor calma e curadora e um arco-íris de esperança e alegria. Elas devem espelhar nossos desejos complexos, que mesclam a familiaridade reconfortante com a esperança de um novo recomeço, a regeneração do mundo pós-pandemia imitando a resiliência da natureza.

FOTO: O equilíbrio de um mix de cores suaves com tons fortes, incentivando novas realidades cromáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *